O sítio "Lisboa Abandonada" (www.lisboa-abandonada.net) foi criado por Pedro Fonseca com o objectivo de retratar as casas devolutas e em ruínas espalhadas pela cidade de Lisboa, Portugal.
Segundo o seu autor
"este projecto pretende chamar a atenção para o grave problema das áreas urbanas expectantes - quantos de nós passamos todos os dias por prédios em ruínas sem os vermos?"
O seu autor reuniu um conjunto de colaboradores individuais e institucionais, nomeadamente o IPPAR-Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico. Desenvolveu uma aplicação automática apoiada numa base de dados com imagens. Sobre ela criou várias ferramentas de consulta e extracçãode dados.
Além do cadastro, estão disponíveis um Fórum de Urbanismo, uma newsletter mensal, uma lista de artigos de imprensa sobre os problemas do urbanismo em geral e de Lisboa em particular e listas de ponteiros para entidades com intervenção no urbanismo de Lisboa.
Os visitantes de "Lisboa Abandonada" são convidados a colaborar, enviando fotografias e moradas de edifícios abandonados para inclusão no cadastro informal, participando no fórum de urbanismo ou mesmo "apadrinhando" uma casa abandonada.
Eu gosto bastante de ver e fotografar os prédios abandonados da cidade. Aliás, fotografar prédios novos e brilhantes tem para mim pouco interesse, sobretudo em presença dos matizes de cores e texturas que o tempo grava nos edifícios. Não obstante, não devo ignorar o problema social que representam as centenas de prédios devolutos.
É normal que uma cidade tenha prédios novos, de média idade e velhos, tal como uma floresta tem árvores a nascer, árvores adultas e restos de árvores mortas. Mas Lisboa tem uma proporção de ruínas muito superior ao normal, para uma cidade saudável.
Por tudo isto, decidi apoiar a iniciativa do Pedro Fonseca, enviando fotografias e dados das casas que encontrei e criando um índice das casas abandonadas que organizei como extensão das fichas do sítio "Lisboa Abandonada".
As páginas das "casas abandonadas" complementam a minha participação em "Lisboa Abandonada". Além da informação apresentada em "Lisboa Abandonada", o índice de casas abandonadas oferece fotografias adicionais e permite-me ultrapassar as limitações de um sítio activo com espaço limitado.
Cada registo das casas abandonadas inclui a morada, a freguesia e uma descrição do tipo de edifício. Inclui as fotografias e ligações (links) para os registos correspondentes no sítio "Lisboa Abandonada" (estas ligações são indicadas por LA).
Sempre que possível, acrescentei mais dados sobre a ocupação e a história do edifício e indicações sobre os outros edifícios abandonados na vizinhança.
Em alguns casos acrescentei alguns comentários ou histórias pessoais associadas a essas casas e que fazem um pouco da minha história e da história dos bairros de Lisboa onde cresci.
©2001 João Gomes Mota | Índice das casas abandonadas | |
escrito a 20 de Abril de 2001, revisto a 30 de Maio 2001 |